Partindo para o Uruguai - Preparando a moto - Parte 2

Preparar a motocicleta é fundamental para fazer uma viagem tranquila. E tirar um tempo para testá-la também. E a preparação começa com a verificação das ferramentas que estão presentes no manual da moto (e a leitura dele também). Todas elas te ajudarão a fazer reparos básicos durante o trajeto. A XRE 300 possui uma lista delas no manual.

No meu caso, precisei comprar todas, pois quando adquiri a moto, o antigo proprietário havia perdido elas. Além disso, outros itens fundamentais:

- Vacina de pneu: Um produto ótimo para evitar furos na estrada e ajuda a moto a percorrer um bom caminho antes do pneu esvaziar. Trata-se de um líquido viscoso que, em contato com o ar, solidifica. Furar um pneu é raro na XRE. Os pneus (originais) dela possuem grandes grandes que distanciam o contato da câmara de ar com objetos no solo, mas é sempre bom colocar a vacina neles para evitar surpresas.



- Câmaras de ar extras: Se o pneu furar, não há jeito... É necessário ter as câmaras na moto para trocá-las. Ah, sim. Não esqueça de uma bomba de ar para enchê-las.

- Baús: Os baús laterais e o traseiro são ótimos por dois motivos. Primeiro, eles permitem que o motociclista carregue suas vestimentas, ferramentas e aparelhos. Segundo, eles aumentam a visibilidade da motocicleta na estrada. É muito mais fácil ser visto por um caminhão ou um carro, além de impor algum respeito perante os outros veículos, pois a moto realmente parece maior.


- Apoio para smartphone: O apoio para o celular é importante porque você irá utilizá-lo como GPS, caso não tenha um. Adquiri um que protegia o celular da chuva e permitia o toque através da proteção. Atualmente existem vários aplicativos ótimos que funcionam muito bem com o GPS. Um deles é o maps.me. Antes de sair do Brasil baixei os mapas dos Estados por onde passaria e do Uruguai.
Suporte para celular

Maps.Me

- Capa de Chuva: Seguindo as recomendações de um amigo, adquiri uma da Pantanera, que é muito leve e confortável. E ela foi útil em vários momentos na estrada.


- Óleo extra: Sempre verifique o tipo de óleo que sua moto usa e leve umas duas garrafas. Durante minha viagem precisei completar por conta de um vazamento no motor.

- Corrente sobressalente: Dificilmente uma corrente arrebenta na estrada, mas é sempre bom levar uma sobressalente caso seja necessário trocar no caminho.

- Fita isolante e fios: Caso algum fio arrebente durante a viagem é bom estar preparado.

Finalmente, leve a moto para uma revisão antes de viajar. Tanto faz se na concessionária ou em um mecânico de confiança. O importante é ter alguém que verifique ela antes de viajar. No caso da minha moto eu já tinha percebido um vazamento no motor (que durante a viagem me daria um problema), e deixei ela para fazer o reparo. O mecânico aproveitou e trocou outros componentes que se desgastam naturalmente: pastilhas de freio e óleo do freio. Além dos componentes mecânicos, pedi ao mecânico que verificasse toda o conjunto elétrico. A viagem é sempre uma boa desculpa para fazer aquela manutenção periódica que geralmente não fazemos por falta de tempo.

Roupas:
Eu não queria viajar com a moto pesada, por isso levei roupas para apenas três dias de viagem. Em todas as cidades por onde passei haviam lavanderias. Geralmente eu chegava nas cidades no final do dia ou no meio da tarde e a primeira coisa que fazia, quando as roupas já estavam sujas, era procurar uma lavanderia para lavá-las enquanto passeava ou procurava um local para ficar.

Bem, moto pronta, o passo seguinte foi botar o pé na estrada.




















Post a Comment

0 Comments